sábado, 11 de julho de 2009

Aristoteles Nascido em em 384 a.c, na Estagira, por isso chamavade estagirita, sua vida pode ser dividida em três fases principais:período em que ele foi discipulo de Platão; a segunda, o período em que foi preceptor de soberanos; a terceira em que fundou e dirigiu a sua escola. Aos dezoitos anos de idade Aristoteles vai para Atenas, para prossegui seus estudos. Naquela época duas grandes instituições educacionais em Atenas disputava a preferência dos jovens. De um lado Isócrates, seguindo a trilha dos sofistase do outro, a filosofia de Platão.Diante de dois caminhos, Aristoteles ingressa na academia de Platão. Depois da morte de Platão, ele deixa a academia e se tornou primeiramente conselheiro de um governante na Ásia menor, e mais tarde preceptor de Alexandre Magno. Com a subida de Alexandre ao trono,Aristoteles retorna a Atenas, onde abriu uma escola, O Liceu, em que os estudantes tinham como hábito realizar debates enquanto passeavam. Ao contrario doa academia voltada fundamentamente para investigações matematicas, O Liceu transformou-se num centro de estudos dedicados principalmente as ciências naturais. Ela escreveu sobre muitos assuntos e deixou em todos os campos a marca permanente do seu gênio. A forma literária começou com o dialogo, depois preferio o tratado, porque permitia conduzir a pesquisa com mais ordem, clareza e objetividade.Aristoteles elaborou um sistema que oferecia uma complicação completa do mundo e deixou em seus tratados um modelo incomparável da técnica de filosofar. " Considerado pai da lógica", foi quem estudou a sistemática dos conceitos, fundou a ciência da lógica, estabelecendo um conjunto de regras rígidas para que as conclusões pudessem ser aceitas logicamente válidas, levasse uma linha de raciocinio lógico baseados em premissas. O ponto de partida do procedimento lógico não esta em opiniões antagonicas, mas em leis universais do pensamento. Foi então com ele que o raciocinoi ocidentaltornou binária, mostrando que uma declaração é falsa ou verdadeira, não podendo ser parcialmente uma ou outra, formando assim a base do pensamento lógico ocidental. Apesar dos enorme avanços da lógica aristotélica persiste até os nossos dias, embora os lógicos atuais não pondo dúvidas na validade dos ensinamentos, acreditando de fato em grandes processos no estudo do pensamento racional.
A matefísica:
Após a morte a biblioteca ficou para o seu discípulo Teofrasto, que por sua vez deixou para Neleu ( discípolo de ambos). Com a inda para a Troande, ficaram com medo que os pegaminhos fossem tirado e levado embora para Pergamo e Alexandria. Por isso esconderam em um subterrâno cerca de 100a.c e foi descoberta por Apelicon que a levou para Atenas, quando conquistou a cidade 86a.c, com isso Silas mandou que fosse entreque a Andronico Rodes para sua edição. Depois da organização dos livros de física, foram encontrados livros sem nomesos quais chamou "livros que vêm depois da física"(meta ta physika). Aristoteles definiu s metafíca em 4 causas: Causa material - que questiona causas e principios; Causa formal - que indaga o ser enquanto ser; Causa eficiente - que investiga a substancia; Causa final - que investiga razão de algo existir. Ele ia no sensível o ponto de partida para o conhecimento.
A fisíca:
A concepção aristotelica de fisíca parte do movimento. O fato de serem movido significa que eles vem a ser, que estão sujeitos a geração e a corrpção, ou seja, de começar a existir ou deixar de existir. O movimento vem sempre no espaço e no tempo, mas para o filosofo o espaço e distancia entre os corpos e o tempo é a medida do tempo segundos antes e depois .

Psicologia: Sendo ele considerado o funadador da psicologia, tendo por objetivo a diferenciação dos animais e dos seres orgânicos, sendo a diferença que o homem tende por ser pensante, o ser humano tem por matériao corpo e a forma, a alma. Segundo Aristoteles a primeira fonte de conhecimento humano é a experiência sensitiva no qual vai gravando aos poucos os seus dados. Segundo ele, antes da vida está presente a alma, que não pré existiu em outro lugar. Não tendo lembranças nem idéias esquecidas.
A ética polica: De todos os grandes pensadores da Grécia antiga, Aristoteles foi o que mais influenciou a civização ocidental. Até hoje o modo de pensar e produzir conhecimento deve muito ao filósofo. A educação, para ele, é um caminho para a vida publica. Cabe a educação a formaçãodo do caráter do aluno. Para o filósofo nem todos os seres consequem ou tem oportunidade de cumprir o ciclo da em sua plenitude, porémpor ter potencialidades múltiplas, o ser humano só será feliz e dará sua melhor contribuição ao mundo se desfrutar das condições necessárias para desenvolver o talento. A organização social e politica, em geral, e a educação em particular, tem a responsabilidade de fornecer essas condições.
Estética:
Aristoteles expôs seu pensamento sobre a estética em duas obras celebérrimas:a retorica e a poética. Encontra-se nelas a primeira análise sistemática da atividade estética. A arte não se ocupa nem da natureza, nem da história,mas da beleza, isto é, de um tipo ideal de realidade que é da natureza é sempre imperfeito. Para ele há dois tipo de arte: Arte mecãnica e arte imitativa da natureza. As belas artes são imitativas. A imitaçaõ não tem, todavia, o sentivo pejorativo que tinha Platão; mesmo porque a imitação não é compreendida como simples reprodução, mas como emulação da natureza considerada como mestra. A função da arte, segundo ele é dupla: pedagogica e catártica. Enquanto Platão condenava a tragédia e comédia porque ensinam o mal em vez de cura-lo. Através das obras teatrais são vividas, na ficção, aquelas paixões que, de outro modo, tenderiam a ocorrer na realidade;elas proporcionam uma descarga da personalidade que se veio acumulando na vida cotidiana.

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