
A matefísica:
Após a morte a biblioteca ficou para o seu discípulo Teofrasto, que por sua vez deixou para Neleu ( discípolo de ambos). Com a inda para a Troande, ficaram com medo que os pegaminhos fossem tirado e levado embora para Pergamo e Alexandria. Por isso esconderam em um subterrâno cerca de 100a.c e foi descoberta por Apelicon que a levou para Atenas, quando conquistou a cidade 86a.c, com isso Silas mandou que fosse entreque a Andronico Rodes para sua edição. Depois da organização dos livros de física, foram encontrados livros sem nomesos quais chamou "livros que vêm depois da física"(meta ta physika). Aristoteles definiu s metafíca em 4 causas: Causa material - que questiona causas e principios; Causa formal - que indaga o ser enquanto ser; Causa eficiente - que investiga a substancia; Causa final - que investiga razão de algo existir. Ele ia no sensível o ponto de partida para o conhecimento.
A fisíca:
A concepção aristotelica de fisíca parte do movimento. O fato de serem movido significa que eles vem a ser, que estão sujeitos a geração e a corrpção, ou seja, de começar a existir ou deixar de existir. O movimento vem sempre no espaço e no tempo, mas para o filosofo o espaço e distancia entre os corpos e o tempo é a medida do tempo segundos antes e depois .
Psicologia: Sendo ele considerado o funadador da psicologia, tendo por objetivo a diferenciação dos animais e dos seres orgânicos, sendo a diferença que o homem tende por ser pensante, o ser humano tem por matériao corpo e a forma, a alma. Segundo Aristoteles a primeira fonte de conhecimento humano é a experiência sensitiva no qual vai gravando aos poucos os seus dados. Segundo ele, antes da vida está presente a alma, que não pré existiu em outro lugar. Não tendo lembranças nem idéias esquecidas.
A ética polica: De todos os grandes pensadores da Grécia antiga, Aristoteles foi o que mais influenciou a civização ocidental. Até hoje o modo de pensar e produzir conhecimento deve muito ao filósofo. A educação, para ele, é um caminho para a vida publica. Cabe a educação a formaçãodo do caráter do aluno. Para o filósofo nem todos os seres consequem ou tem oportunidade de cumprir o ciclo da em sua plenitude, porémpor ter potencialidades múltiplas, o ser humano só será feliz e dará sua melhor contribuição ao mundo se desfrutar das condições necessárias para desenvolver o talento. A organização social e politica, em geral, e a educação em particular, tem a responsabilidade de fornecer essas condições.
Estética:
Aristoteles expôs seu pensamento sobre a estética em duas obras celebérrimas:a retorica e a poética. Encontra-se nelas a primeira análise sistemática da atividade estética. A arte não se ocupa nem da natureza, nem da história,mas da beleza, isto é, de um tipo ideal de realidade que é da natureza é sempre imperfeito. Para ele há dois tipo de arte: Arte mecãnica e arte imitativa da natureza. As belas artes são imitativas. A imitaçaõ não tem, todavia, o sentivo pejorativo que tinha Platão; mesmo porque a imitação não é compreendida como simples reprodução, mas como emulação da natureza considerada como mestra. A função da arte, segundo ele é dupla: pedagogica e catártica. Enquanto Platão condenava a tragédia e comédia porque ensinam o mal em vez de cura-lo. Através das obras teatrais são vividas, na ficção, aquelas paixões que, de outro modo, tenderiam a ocorrer na realidade;elas proporcionam uma descarga da personalidade que se veio acumulando na vida cotidiana.
A fisíca:
A concepção aristotelica de fisíca parte do movimento. O fato de serem movido significa que eles vem a ser, que estão sujeitos a geração e a corrpção, ou seja, de começar a existir ou deixar de existir. O movimento vem sempre no espaço e no tempo, mas para o filosofo o espaço e distancia entre os corpos e o tempo é a medida do tempo segundos antes e depois .

Psicologia: Sendo ele considerado o funadador da psicologia, tendo por objetivo a diferenciação dos animais e dos seres orgânicos, sendo a diferença que o homem tende por ser pensante, o ser humano tem por matériao corpo e a forma, a alma. Segundo Aristoteles a primeira fonte de conhecimento humano é a experiência sensitiva no qual vai gravando aos poucos os seus dados. Segundo ele, antes da vida está presente a alma, que não pré existiu em outro lugar. Não tendo lembranças nem idéias esquecidas.
A ética polica: De todos os grandes pensadores da Grécia antiga, Aristoteles foi o que mais influenciou a civização ocidental. Até hoje o modo de pensar e produzir conhecimento deve muito ao filósofo. A educação, para ele, é um caminho para a vida publica. Cabe a educação a formaçãodo do caráter do aluno. Para o filósofo nem todos os seres consequem ou tem oportunidade de cumprir o ciclo da em sua plenitude, porémpor ter potencialidades múltiplas, o ser humano só será feliz e dará sua melhor contribuição ao mundo se desfrutar das condições necessárias para desenvolver o talento. A organização social e politica, em geral, e a educação em particular, tem a responsabilidade de fornecer essas condições.
Estética:
Aristoteles expôs seu pensamento sobre a estética em duas obras celebérrimas:a retorica e a poética. Encontra-se nelas a primeira análise sistemática da atividade estética. A arte não se ocupa nem da natureza, nem da história,mas da beleza, isto é, de um tipo ideal de realidade que é da natureza é sempre imperfeito. Para ele há dois tipo de arte: Arte mecãnica e arte imitativa da natureza. As belas artes são imitativas. A imitaçaõ não tem, todavia, o sentivo pejorativo que tinha Platão; mesmo porque a imitação não é compreendida como simples reprodução, mas como emulação da natureza considerada como mestra. A função da arte, segundo ele é dupla: pedagogica e catártica. Enquanto Platão condenava a tragédia e comédia porque ensinam o mal em vez de cura-lo. Através das obras teatrais são vividas, na ficção, aquelas paixões que, de outro modo, tenderiam a ocorrer na realidade;elas proporcionam uma descarga da personalidade que se veio acumulando na vida cotidiana.
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