sexta-feira, 17 de julho de 2009

Iluminismo ou Ilustração

É chamado de iluminismo o movimento cultural e filosófico que se desenvolveu na Inglaterra, França e Holanda nos séculos XVII e XVIII, neste período houve em desenvolvimento intelectual que tivera influência da renascença.

Este período também conhecido como o século das luzes tinha a base no Racionalismo:

“Não aceite nada como verdade se a sua própria razão não disser que é verdade.”

O Deismo: acreditavam na existência de Deus, mas não referisse a nenhuma forma dogmática ou vinculo religioso, parar eles Deus estava presente na natureza.

Os iluministas diziam que o povo poderia torna o mundo melhor, defendiam o direito de o povo escolher seus próprios governantes.

A critica ao antigo regime: o clero, a monarquia absolutista dos reis, ao mercantilismo.

Defendiam os direitos naturais, a propriedade privada, a liberdade de expressão e a igualdade civil. O movimento contribuiu para desencadear diversas revoluções como a francesa, americana e movimentos liberais na América Latina.

Alguns dos principais pensadores desse período foram:

John Locke: (1632-1704)

Filosofo e ideólogo do liberalismo inglês, nascido Wrington. Também principal representante do empirismo britânico e um dos teóricos do contrato social. Estudou medicina, ciências naturais e filosofia. A política para Locke fundamentava na noção de governo consentido dos governados diante da autoridade constituída e o respeito ao direito natural do ser humano, de vida, propriedade e liberdade. Em “ensaios acerca do entendimento humano”, ele propõe que a experiência é a fonte do conhecimento, que depois se desenvolve por esforço da razão. Outras obras notáveis são: “Pensamento sobre educação”. Dois tratados sobre o governo e Contos sobre a tolerância.

As fontes principais do pensamento do filosofo eram: O nominalismo escolástico, cujo centro era Oxford; o empirismo inglês da época; o racionalismo defendido por René Descartes e a filosofia de Malebranche. John Locke e influenciou as revoluções liberais, R. Francesa, R. Americana.

Charles Louis de Secondat-Barão de Montesquieu (1689-1755)

Aristocrata francês, nascido em Bordeaux, considerado o fundador da Sociologia Moderna.

Publicou em 1748, “O espírito das leis” seu livro mais famoso, onde propõe a discussão das leis das nações. Menciona a República como forma de governo, onde o poder é dividido por todos ou por uma parte da sociedade, de maneira que elegemos nossos governantes através do voto.

Para Montesquieu, é a razão que rege os povos na elaboração das leis e normas de um país. O principio ético da republica é a virtude, apenas ela poderia eliminar a corrupção. Para ele, a vida política se inspira na ciência, na análise empírica, e deve ser baseada em três poderes o Poder Legislativo, o Poder Executivo e o Poder Judiciário.

Questões como os da igualdade, foram as mais debatidas por ele.

François Marie Arouet, cognominado Voltaire (1694-1778).

Foi um importante ensaísta, escritor e filosofo iluminista francês, era um grande admirador de Isaac Newton, e é em Locke que ele mais se inspira. Argumenta em favor da existência de Deus. “Acredita-me quanto mais penso, menos posso admitir que este relógio exista sem que aleguem o tenha fabricado.” Só Deus cabe saber a razão do mal. Quanto à imortalidade da alma, Voltaire afirma não haver argumentos que a provém, mas é necessário acreditar pare se sentir feliz.

Durante sua vida escrever diversos ensaios, romances, poemas e até peças de teatro. No ano de 1734, publicou uma de suas maiores obras, Cartas Filosóficas, em que defende a liberdade de ideologia, a tolerância religiosa, o combate ao fanatismo dogmático, a moral e os costumes da sociedade.

Ele também criticava severamente a política, defendendo a liberdade civil.

“È difícil libertar os tolos das amarras que eles veneram.” (Voltaire).

Jean Jacques Rousseau:

Nasceu em Genebra-suiça no ano 1712era filho de relojoeiro, perdera sua mãe logo ao nascer. Ele foi um dos primeiros filósofos a separar a mente da criança e a do adulto, suas principais obras foram: O Emilio, A nova Eloísa e o contrato social.

O Emilio: Neste livro ele foca os interesses pedagógicos do aluno relatando para a sociedade de que a criança não é um adulto em miniatura, tendo como exemplo sua infância sofrida. Segundo ele o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe.

Para Rousseau o homem deveria ser educado para si e não para ser soldado ou sacerdote, ele deveria antes de tudo ser formado homem. No Emílio descreve uma educação naturalista distante do meio social, longe de regras pré estabelecidas, no livro ele diz que o coração humano deveria viver longe dos vícios e do espírito do erro.

Contrato social: defende e democracia, onde o povo tem direito de escolher seus próprios governantes. No contrato o ser humano não é mais simples homem passa a ser cidadão, passando a viver não mais pelo instinto, mas pela lei, que é favorável para que todos vivam em sociedade visando o bem coletivo.

Emanuel Kante (1724-1804)

Nasceu viveu e morreu, em Konisberg uma cidade na Prússia Oriental. Considerado como o ultimo grande filosofo dos princípios da era moderna. Um dos pensadores mais influentes. Professor da Universidade de Konisberg, em 1781, publicou sua primeira obra, “ A critica da razão pura”. Nesse livro Kante tenta responder três questões fundamentais da filosofia e da teoria do conhecimento; Que podemos fazer? Que devemos faze? Que é licito esperar?

Kante misturava o sentimento com a razão segundo ele somos uma parte infinita muito pequena para entender o todo.

Ao longo de suas obras, Kante elabora diversas interpretações da razão, tendo como ponto de partida: A ação moral, o trabalho cientifico, a sociedade segundo determinada ordem e o projeto sociohistorico em que cada sociedade se encontra.

Seu pensamento aparece como uma tentativa original e constante em superar e sintetizar duas correntes filosóficas fundamentais da modernidade o racionalismo e o empirismo.

“ A missão suprema do homem é saber o que precisa para ser homem” Emanuel Kante.

7 comentários:

  1. Bakana este artigo. Estou fazendo um trabalho sobre Iluminismo pro professor de Filosofia Moderna aqui na PUC, me ajudou bastante, obrigado e parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada. Seu artigo me ajudou muito em um trabalho escolar. Muito bom, e resumido!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. - Ameii.
    - Vai me ajudar muito pra passar o 8 ano aqui em FORTALEZA-CE.

    ResponderExcluir
  5. Iluminismo é a mesma coisa da ilustração?

    ResponderExcluir