sexta-feira, 17 de julho de 2009

Filosofia Contemporânea:

Durante o século XX várias correntes de pensamentos agiram ao mesmo tempo. As releituras do marxismo e novas propostas surgem a partir de Antonio Gramsci, Henri Lefebvre, Michel Foucault, Louis Althusser e Gyorgy Lukács. A antropologia ganha importância e influencia o pensamento do período, graças aos estudos de Claude Lévi-Strauss. A fenomenologia, descrição das coisas percebidas pela consciência humana, tem seu maior representante em Edmund Husserl. A existência humana ganha importância nas reflexões de Jean-Paul Sartre, o criador do existencialismo.

Friedrich Engels: Nasceu na Alemanha em 28 de novembro de 1820, filho de um próspero industrial têxtil. Aos 16 anos começa trabalhar em um dos escritórios de seu pai, e é nessa época que começa a escrever em jornais e a conhecer grupos políticos de jovens preocupados com as questões sociais. Junto com Karl Marx, Engels realizou uma obra marcante na filosofia e na política, cuja característica principal foi à elaboração das teorias do materialismo histórico. Ele soube analisar a sociedade de forma muito eficiente, como poucos antes dele. Em sua juventude, ficou impressionado com a miséria dos trabalhadores das fabricas de sua família, uma delas em Manchester, Inglaterra. Engels junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo cientifico ou marxismo. Ele foi co-autor de diversas obras com Marx, sendo que a mais conhecida é o Manifesto Comunista.

O Manifesto Comunista é historicamente um dos tratados políticos de maior influência mundial. O Manifesto sugere um curso de ação para uma revolução socialista através da tomada do poder pelos proletários e faz uma dura crítica ao modo de produção capitalista e na forma como a sociedade se estruturou através desse modo. A exclusividade entre os proletários consciente, portanto comunistas, segundo Marx e Engels são de que visam à abolição da propriedade privada e lutar embasados num conhecimento histórico da organização social, são, portanto revolucionários. Além disso, destaca que o comunismo não priva o poder de apropriação dos produtos sociais; apenas elimina o poder de subjugar o trabalho alheio por meio dessa apropriação. Com o desenvolvimento do socialismo, a divisão em classes sociais desapareceria e o poder público perderia seu caráter opressor, enfim seria instaurada uma sociedade Comunista.

Engels morreu em 5 de agosto de 1895 em Londres na Inglaterra.

Marx: Economista, filósofo e socialista alemão, Karl Marx nasceu em Trier em 5 de Maio de 1818 e morreu em Londres a 14 de Março de 1883. Em 1844, conheceu em Paris Friedrich Engels, começo de uma amizade íntima durante a vida toda. Ao mesmo tempo em que na França estourou a revolução, em 24 de fevereiro de 1848, Marx e Engels publicaram o folheto O Manifesto Comunista, primeiro esboço da teoria revolucionária que, mais tarde, seria chamada marxista. Uma de suas teorias foi de como acabar com o capitalismo através de uma luta do proletariado contra os burgueses, a vitória deveria ser para o proletariado que chegaria ao poder e acabaria com as propriedades privadas dos meios de produção substituindo pela posse coletiva desses meios. Em 1864, Marx foi co-fundador da Associação Internacional dos Operários, depois chamada I Internacional, desempenhando dominante papel de direção. Em 1867 publicou o primeiro volume da sua obra principal, O Capital. Adotando a dialética hegeliana, Marx, rejeita como Feuerbach, o idealismo, mas, ao contrário, não procura preservar os valores do cristianismo. A dialética marxista postula que as leis do pensamento correspondem às leis da realidade. "O que Marx mais critica é a questão de como compreender o que é o homem. Não é o ter consciência (ser racional), nem tampouco ser um animal político, que confere ao homem sua singularidade, mas ser capaz de produzir suas condições de existência, tanto material quanto ideal, que diferencia o homem."

Auguste Comte: Nasceu em 19 de janeiro de 1798 em Montpellier na França. Seus pais eram católicos e monarquistas fervorosos. Foi discípulo de Saint-Simon, com quem se dedicou à compreensão da sociedade. Comte, foi um marco à sua época por ter fundado o POSITIVISMO, ele acreditava que era posível planejar o desenvolvimento da sociedade e do indivíduo com critérios das ciências exatas e biológicas. Segundo Comte, todo universo procede da matéria por via de evolução. Quando esta atingiu o humano teve início a história, a qual se divide em três fases: religiosa, filosófica e científica. Um dos aspectos mais originais do pensamento de Comte diz respeito a função da filosofia. Esta é a forma mais alta do saber, a ciência suprema, mas não porque tenha um objeto das outras ciências. A humanidade para ele, era vista como o único Deus que merecia o culto. O filósofo, que dedicou os anos seguintes a escrever Sistema de Política Positiva, morreu de cancêr em 1857, em Paris.

Jean Paul Sartre: Nasceu em 21 de junho de 1905 em Paris, filho de Anne Marie Schweite e órfão de pai. Estudou filosofia na “École Normal Supérieure” fez Jornalismo e teatro, se alistou no serviço militar, recrutado para a 2ª guerra mundial, foi capturado pelo exercito alemão em 1940 e libertado tempo depois por motivos de saúde.

Filósofo existencialista “Sartre” analisava o ser como intuito de compreender o sentido real da natureza humana. Chama o Ser de ser- em si e a consciência de ser- para- si, em que ambos estão em constante conflito, sendo quem para um existir é necessário quem o outro seja aniquilado. Analisa o sentimento de repugnância causado pelo caráter dispensável e abundante da realidade em uma de suas principais obras “A Náusea”. Sartre considera a liberdade como essência do homem, em que a personalidade é constituída pela liberdade. Em “A crítica e a razão dialética” analisa a tese, antítese e síntese que ele trata como Dialética constituinte a liberdade total, a Anti-dialética a liberdade condicionada e por fim a Dialética constituída a união dos anteriores em que a liberdade se revela com prisão. Para ele Deus não é real, sendo que é desejo do homem de ser um deus.

Principais obras: A imaginação; O ser e o nada; Ensaio de uma fenomenológica; A crítica da razão dialética. Obras teatrais: As moscas; O diabo e o bom Deus. Romances:

A Náusea.

John Dewey: Nasceu em 20 de outubro de 1859 em Burlington, estado norte-ame

ricano

de Vermont. Na escola, teve uma educação desinteressante e desestimulante, o que foi compensado pela formação que recebeu em casa. É reconhecido como um dos fundadores da escola filosófica de Pragmatismo, pioneiro em psicologia funcional e tornou-se um dos maiores pedagogos americanos, contribuindo intensamente para divulgação dos princípios do que se chamou de Escola Nova. Ele defendia a democracia e a liberdade de pensamento como instrumentos para a maturação emocional e intelectual das crianças. Para Dewey, o conhecimento é uma atividade dirigida que não tem um fim em si mesmo, mas está dirigido para a experiência. As idéias são hipóteses de ação e são verdadeiras quando funcionam como orientadoras dessa ação. Chega-se a uma conclusão de que a escola não pode ser uma preparação para a vida, mas sim, a própria vida. Para ele, vida-experiência e aprendizagem estão unidas, de tal forma que a função da escola encontra-se em possibilitar uma reconstrução permanente feita pela criança da experiência. Suas idéias de Educação Progressiva foram duramente perseguidas no período da Guerra Fria, quando a preocupação dominante era criar e manter uma elite intelectual científica e tecnológica, para fins militares. No período Pós-guerra-fria, entretanto, os preceitos da Educação Progressiva têm ressurgido na reforma de muitas escolas, e o sistema teórico de educação tem suas pesquisas evoluído. A pedagogia de Dewey apresenta muitos aspectos inovadores, distinguindo-se especialmente pela oposição à escola tradicional. Ao falecer em 1952, aos 93 anos, Dewey deixou extensa obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário